segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ESPECIAL QUALIDADE DE VIDA: Condomínios Residenciais




POR ANA MUNIZ

A região do Grande ABC sempre foi um importante pólo industrial do Estado de São Paulo, mas há algum tempo vem mudando de perfil. Várias unidades fabris se mudaram para outras partes do país atraídas pelos incentivos fiscais, e o que sobrou foram enormes galpões desocupados. Aproveitando essa situação, vários incorporadores viram ali uma oportunidade para lançar grandes empreendimentos residenciais. Por conta disso, uma série de projetos grandiosos está brotando na região, principalmente em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Um exemplo disso é o Domo, localizado próximo à Prefeitura de São Bernardo e do shopping Metrópole. A proposta ali é criar um novo bairro na área de mais de 140 mil m² que abrigava a Fábrica de Tecidos e Cobertores Tognato e já estava há algum tempo desocupada. Pertinho do Centro da cidade, o complexo inclui apartamentos, escritórios, um boulevard de serviços e até uma espécie de parque urbano aberto para a cidade, com ciclovia e playground para a criançada. O grandioso projeto, o maior já realizado no município — com previsão de volume geral de vendas de R$ 600 milhões —, será lançado em várias fases e deve ser concluído em cinco anos. O Domo Home terá 784 unidades residenciais em sete torres erguidas num terreno de 40,3 mil m². As áreas comuns incluem desde salão de festas até um complexo aquático de 5 mil m². “Hoje, por falta de tempo, as famílias procuram condomínios com lazer e serviços. É uma evolução no jeito de morar”, explica Rogério Santos, diretor de planejamento e marketing da Abyara. É também em uma área que foi ocupada por fábricas em São Bernardo que será construído o Arcadia Resort Residencial, direcionado ao público que deseja viver em um condomínio-clube, em apartamentos com área entre 80 a 104 m². O projeto tem toda a infra-estrutura de um clube, com quadras recreativas e poliesportivas, complexo de piscinas com raia, toboágua e espaço para biribol, brinquedoteca, child care, espaço de meditação e parede de escalada. Para relaxar, haverá também alamedas e praças repletas de árvores frutíferas. A entrega das primeiras unidades está prevista para março de 2010.
Outro megacondomínio do ABC é o Pateo Catalunya, em São Caetano. O empreendimento ocupará o antigo pátio da General Motors, num terreno de 43 800 m². Suas oito torres residenciais terão 700 unidades, espaço gourmet, área de recreação infantil e salões de festas infantil, adulto e de jogos juvenil; atelier/hobbies, fitness center, spa, piscinas, playground, churrasqueira, pista de skate e duas quadras descobertas. A primeira fase do empreendimento será entregue em agosto de 2 010. “Com os novos lançamentos, o morador do ABC está encontrando empreendimentos com a mesma qualidade de São Paulo, mas com muito mais espaço para lazer”, conta Santos.
Intitulado de clube parque, o Ânima, em São Bernardo, também aposta no divertimento para toda a família. Com mais de 67 mil m², o local, que antes abrigava uma fábrica de embalagens da Matarazzo, oferece mais de 50 itens de lazer, como trilhas para caminhada, área de recreação infantil, pistas de boliche e até uma garage band dedicada aos jovens que se arriscam tocar algum instrumento. O empreendimento será todo rodeado de árvores frutíferas. Por fim, para os que preferem morar em casa, a opção é o condomínio Chácara dos Pássaros, em São Bernardo. Num terreno de 40 500 m² serão construídas 207 residências de dois tipos: casas Tangará, de 144 m², e Juriti, de 101 m². O condomínio será uma verdadeira vila cercada de verde e terá também um pergolado para leitura, piscinas, quiosques, churrasqueiras e forno a lenha. O paisagismo está a cargo de Benedito Abbud.

Nenhum comentário: