segunda-feira, 30 de novembro de 2009

ESPECIAL QUALIDADE DE VIDA: Condomínios de Alto Nível




POR ANA MUNIZ

Condomínios de alto nível “descobrem” a região

Ao longo das estradas que ligam São Paulo a duas das principais capitais
do país — Rio de Janeiro e Belo Horizonte — começam a pipocar empreendimentos imobiliários de nível.

Morar bem, com segurança, a tranqüilidade do campo e as facilidades da cidade, não é mais exclusividade dos sofisticados condomínios da capital ou de Campos do Jordão, agora existem também boas opções em municípios como Santa Isabel, Arujá, Jacareí, São José dos Campos e Atibaia.
Em meio à Mata Atlântica, o Reserva Ibirapitanga é um exemplo disso. O loteamento dedicado aos apaixonados pela natureza tem mais de 5 milhões de m² com trilhas e cachoeiras, na Serra da Mantiqueira, entre os municípios Santa Isabel e Arujá. O projeto consumiu mais de oito anos de trabalho junto aos órgãos de controle do meio ambiente para ser regulamentado. Hoje, é um dos primeiros a fazer parte da Reserva Particular de Proteção Natural (RPPN), que permite a comercialização de terreno aliada à preservação do meio ambiente. O resultado é um residencial com mais de 4 milhões de m² de área de mata atlântica reservada.
O restante foi distribuído em 853 lotes, de 800 a 1 500 m². “Esse tipo de ocupação é inteligente, já que preserva a fauna e a flora locais e ainda impede a invasão desordenada”, explica o diretor-geral da Scopel, Eduardo Scopel. O Ibirapitanga —nome indígena do pau-brasil — inclui ainda um clube particular com ciclovia, centros de conveniência e hípico, campo de futebol e quadras poliesportivas e de tênis.
Outro residencial em completa harmonia com a natureza é o Aruã, em Mogi das Cruzes, pertinho da Rodovia Ayrton Senna. Ele possui 3,99 milhões de m² e mais de 1 milhão de m² de área verde preservada. No bairro planejado, com 5 mil terrenos, destes 3 200 já vendidos, vivem quase 2 mil famílias. Os moradores dispõem de trilhas ecológicas pela mata e um clube com toda estrutura, além de uma excelente escola, uma filial do tradicional colégio paulistano Pueri Domus. Em breve, ganhará ainda um centro de compras, o Aruã Boulevard.
Em São José dos Campos, a novidade é o residencial AlphaVille São José, que será inaugurado em 2 008 dentro do mesmo conceito do pioneiro, instalado em Santana de Parnaíba. O megaempreendimento, com um total de 3,3 milhões de m², será aberto em fases. A primeira, com 1,3 milhão de m², terá 571 lotes, entre residenciais e comerciais, com parque, praças e clube privativo com piscinas, quadras de tênis e poliesportivas e campo de futebol, entre outros itens de lazer. Só de área verde serão 495 mil m². “A população do Vale do Paraíba tem renda, quer qualidade de vida e já deixou claro que existe uma demanda por um empreendimento como este por aqui”, explica o diretor da Rossi, Marcelo Dadian.
Em Jacareí, a antiga Fazenda Xavier, famosa desde o início do século passado pela produção de café, vai dar lugar ao Condomínio das Palmeiras, com 206 casas. Mas a sede da fazenda, de taipa, será preservada e vai abrigar o club house, que terá salões de festas e de jogos, fitness room, varanda com vista para o jardim e piscinas, entre outras amenities. “Hoje, os empreendimentos que oferecem opções de lazer, área verde e segurança acabam conquistando um público que busca qualidade de vida sem sair de casa”, termina Dadian.
Na Rodovia Fernão Dias, o destaque é a Quinta da Baroneza, em Bragança Paulista. Localizado na antiga Fazenda Baroneza será um sofisticado loteamento, com terrenos a partir de 3 mil m², que ocupará uma área total de 10 milhões de m², em meio a mais de 20 nascentes e matas preservadas. Entre as áreas de lazer, o principal destaque é o campo de golfe, assinado por Dan Blan kenship, responsável pelo design de diversos campos em todo o mundo. No Brasil, ele criou os campos do Hotel Transamérica Comandatuba e do Club Med, de Trancoso. O Quinta terá ainda centro hípico, quadras de tênis, futebol society e areia, sala de ginástica, sauna, piscinas de adulto e criança, ciclovias, pistas para caminhadas e trilhas demarcadas em meio à mata para cavalgar.

Nenhum comentário: